Adolf Hitler,uma das figuras históricas em que mais se tem escrito e publicado durante o século passado,estrelou em um fenômeno viral curioso e surpreendente algumas décadas atrás. Isso aconteceu em 1933,ano em que Hitler chegou ao Ministério das Relações Exteriores do Estado alemão e teve seus momentos mais gloriosos na política social,que o levou a ser declarado como "Homem do Ano 1938" pela revista Time cinco anos depois.
O novo chanceler da Alemanha foi coberto de admiração por milhões de pessoas,tornando-se o personagem do momento. Não havia um dia em que não publicassem qualquer notícia relacionada a Hitler em um jornal de qualquer lugar.
Uma foto supostamente mostrando Adolf Hitler como um bebê,começou a circular em toda a Inglaterra e América. A foto foi enviada para uma agência que distribuía material fotográfico para diversos jornais nos EUA e na Europa. Quem a enviou foi um colaborador anônimo da Áustria.
A criança na foto parecia positivamente ameaçadora. Sua boca esboçava um sorriso de escárnio e parecia transmitir uma "careta" para a câmera, apertando os olhos.
A imagem,distribuída pela Acme NewsPictures (sem ao menos pesquisar sobre a veracidade da imagem),apareceu em vários jornais e revistas. Por exemplo, em outubro de 1933,o jornal Winnipeg Free Press descreveu a imagem com a legenda: "Este é o retrato do homem que controla o destino de uma nação poderosa, aparecendo com menos de um ano de idade.[...]".
"Baby Adolf",como foi batizada a foto,percorreu o mundo se espalhando rapidamente através de comentários de milhões de pessoas no mundo todo. Mas havia um problema com tudo isso...
A imagem tinha sido manipulada e não pertencia a Adolf Hitler. Ao descobrirem o erro da publicação,o consulado da Alemanha em Chicago enviou um alerta para um jornal local. Após investigações da agência,não foi possível descobrir a identidade do fraudador.
![]() |
Verdadeira fotografia de Hitler quando bebê. |
O verdadeiro bebê identificado
Se o bebê na foto não era Adolf Hitler,então quem era? A resposta dessa pergunta não era conhecida até 1938. Uma senhora chamada Harriet Downs, de Ohio, passou a ver a foto enquanto folheava uma revista e imediatamente a reconheceu como sendo de seu filho (de um casamento anterior), John May Warren (nascido em 1931). No entanto, na imagem original seu filho parecia bonito, brilhante e saudável. Alguém tinha escurecido as sombras em torno do seu rosto para dar-lhe um aspecto mais sombrio.
O garoto gordinho que apareceu na foto era definitivamente seu pequeno John,em uma foto que havia tirado quando ele tinha dois anos. Ao emitir uma nota para a Acme NewsPictures (maio de 1938),Harriet Downs disse: "[...] A foto original foi retocada de modo que o cap do bebê foi pintado,as características distorcidas e o que tinha sido um estrabismo infantil,na verdade apareceu como uma careta particularmente desagradável na imagem".
Ainda permaneceu um mistério de como a foto de John Warren acabou indo parar na Áustria nas mãos de um falsário de fotografia e qual o motivo dessa estranha manipulação. Esse mistério nunca foi resolvido. Infelizmente, John Warren morreu poucos meses depois que a Acme emitiu sua correção. Ele caiu de sua bicicleta e perfurou seu coração em uma garrafa de leite.
Fonte de referência e imagens: Museum of Hoaxes.
Label :
5
SS DO ZERO FINAL: bebe
A foto do "bebê Adolf " tornou-se bastante famosa em 1933. Adolf Hitler,uma das figu...